AMANHECER EM LUZ & PAZ

AMANHECER EM LUZ & PAZ
Cada novo Sol, a cada despertar é uma nova vida que se inicia, ou mesmo uma renovada-ação. A cada Sol temos a certeza do maior milagre de todos: A VIDA É VOCÊ!

sábado, julho 11, 2009

ESTABELECENDO LIMITES SAUDÁVEIS - UM NOVO ENFOQUE SOBRE A CURA DO HIV


O AMOR ASCENDIDÍSSIMO É! RODRIGO GHOSTON D' FERNAN Skype: rodrigo.goston MSN: r.ghoston@hotmail.com Blogg: http://encontrodentrodemim.blogspot.com

ESTABELECENDO LIMITES SAUDÁVEIS

Um novo enfoque para o resgate da cura e integridade em pessoas com HIV

Tudo que atraímos em nossas vidas têm um propósito, um aprendizado e uma lição importante a nos ensinar; quando aprendemos estas lições e nos damos conta do distanciamento entre nossa condição de uma vida saudável e prazerosa e as desarmonias e enfermidades, que atraímos ao nosso sistema físico, devemos fazer um balanço em nossas vidas, e aproveitar a opoturnidade para fazer uma profunda reflexão do que verdadeiramente aquela questão está procurando nos informar, nos alertar. Qual é a cura que se esconde por detrás da enfermidade?

No caso dos indivíduos acometidos pela questão do HIV/ Aids, significa que algo está impedindo estes seres de perceberem os seus contornos individuais ( EU ) e a presença consolidada de uma proteção natural ao corpo oferecida pelo sistema auto-imone, ou Sistema Imonulógico.

Na minha experiência profissional, ao me defrontar com pessoas que passam por essa situação, vejo uma constante, na situação em que se encontram: a dificuldade de se sentir acolhido; o medo da rejeição dos outros ( os preconceitos sociais e/ou de outras pessoas ) e da aceitação do próprio HIV, além da vulnerabilidade que a pessoa sente perante o mundo ( o medo da invasão).

Um questão que oprime bastante, o Ser, é a responsabilidade que o indivíduo portador trás implícita tanto no contexto pessoal, do seu sistema de crenças, imagens que estam no sub-consciente ( O enfrentar e lidar com a questão de ser o portador de um vírus HIV no seu corpo – “ podem surgir o chamamos de Negação ) as antigas referências desta enfermidade e principalmente se deparar novamente, no contexto dos relacionamentos intra e inter-pessoais. Neste estágio o ser começa a se ver convivendo com esta realidade, inicialmente muito delicada, dentro de uma sociedade com exigências tão competitivas, comparativas com relação a desempenho em vários níveis, a uma busca de imagem e comportamentos ditos: " O ideal e o aceitável". E mesmo assim ser fiel a você mesmo, pois o fato de ser portador de um vírus não pode diminuir o que você realmente é, como uma pessoa única e especial.

Vamos mergulhar num enfoque de uma visão mais psicomedica e espiritual, do indivíduo soro positivo e sua relação com o meio.

Vamos procurar levar uma abordagem mais humanitária, universal, metafísica e comportamental desta doença. Para uma complementação de uma nova abordagem do tema e suscitando uma esperança de entendimento, renovação e caminho para uma provável cura.

É bom lembrar que nenhuma doença (ou desarmonia, como gosto de nomear ) é um algo ruim. Não é uma punição ou castigo. Pelo contrário todas as doenças ou desarmonias que se manifestam no corpo tem sua origem em emoções negativas, nas crenças limitadoras, e em posturas muito inadequadas de nossa postura externa com relação ao que somos internamente. É preciso abrir as portas que nos mostram o caminho a expressão autêntica do ser, e auxiliar estes indivíduos retornarem ao seu estado natural de plena harmonia e saúde perfeita.

Auxiliar, e facilitar aos soropositivo e se , à aceitar incondicional mente sua condição. E a crer “que tudo que entra pode sair…”. Criando assim um espaço para a expressão de seus sentimentos ou emoções bloqueadas, dar apoio e acolhimento para que o Ser possa se desabrochar e liberar a dor, o medo, e o preconceito que ele próprio possa ter a respeito do que se passa dentro de si mesmo.

Não acredito em um tratamento isolado, pois a pessoa já se encontra num estado de fragilidade enorme, principalmente no inicio do processo. É necessário um trabalho conjunto onde o portador do HIV possa contar com o auxilio de amigos, familiares, um bom suporte terapêutico do seu médico , psicólogo e dos seus medicamentos anti-retroviral. Uma alimentação saudável, exercícios físicos para aumentar o tônus muscular , relaxamento e apoio emocional e ou espiritual tem uma importância de valor inestimável.
Adotar um estilo de vida saudável, e mais tranquilo possível, praticar atividades criativas e se perdoar...é muito importante.

*Quando reafirmo o perdão, estou me referindo também ao amor próprio resgate da dignidade pessoal, sem o ódio, rancor ou sensação de culpa sobre si mesmo.

E existem muitos caminhos nesta direção. Gosto sempre de passar aos meus clientes a seguinte mensagem: " Quanto maior a necessidade, maior é a ajuda" . “ E você nunca estará sozinho quando se abre realmente ao processo de cura interior e aceita a ajuda que se disponibiliza as suas necessidades…”

É importante salientar, que o indivíduo precisa sair do comportamento de vitimização e assumir a responsabilidade de querer de verdade se curar, de tomar as rédeas de sua vida na mão! Estabelecer limites saudáveis, para sua pessoa se expressar e se reestabelecer de uma forma suave. E dentro do seu ritmo próprio de aceitação e compreensão de todo processo.

No I CHING tem uma máxima que nos diz o seguinte: " Tudo na vida precisa ser suave e sem forçar."

Não se force a nada! Se dê força!!! Se estimule, se empenhe...pode ser cada dia um pouquinho, não importa o quanto, mas sim que você faça por si com carinho, amor e determinação. Só iniciamos uma longa caminhada, dando o primeiro passo; e o quando você olhar para trás em determinado ponto de sua jornada, verá que já andou muitas e muitas milhas...

Acredito que toda doença tem cura, mas deve se curar o paciente, a encontrar a causa ou questões que auxiliaram na formação e concretização da desarmonia. Ou melhor, ensinar a pessoa a ouvir mais o seu corpo, e os sinais que ele está enviando todo o tempo, ouvir a sua alma...a sua essência. E prestar atenção quais a lições de vida esta situação lhe ensina. O que afinal você precisa de aprender?

Os profissionais, e curadores também precisam desenvolver a capacidade de aprender a OUVIR o seu paciente, mas que ele diga coisas aparentemente desconexas...pois a verdade de alguém, mesmo que não seja a sua, precisa ser ouvida e respeitada. E em muitos casos a pessoa que senta diante de nós trás um presente para nosso entendimento de nós mesmo e nos mostra em que ponto estamos e o que precisa ser assimilado. Ouvir o outro é uma forma de ouvir algo que quer comunicar algo dentro de si mesmo, pense nisto quando for atender ou prestar socorro a uma pessoa, não importando a situação que esta se encontra.

É maravilhoso quando encontramos palavras de apoio, firmeza, encorajamento das pessoas a nossa volta e dos profissionais que cuidam de nossa saúde. Eu sei disto! E no caso dos sorospositivos procuro sempre, não ver a virose; ela não importa! O que importa é quem está na minha frente: O paciente! É preciso se disponibilizar para aliviar a angustia, sentir o que o outro sente ( compaixão/ empatia ) e apoia-lo em áreas que este Ser ainda está debilitado.
Creio em um trabalho mais integrado e cooperativo, onde a pessoa toma para si a responsabilidade e abertura em ser tratada e os facilitadores participam amorosamente no processo, utilizando os recursos necessários, o conhecimento e as ferramentas que cada profissional tem como seu dom natural.

Cada pessoa é única, é singular, embora reconheço que o vírus/HIV tem um padrão para ser tratado, quase toda manifestação virótica se manifesta com particularidades que lhe são adjacentes, mesmo que possa sofrer algumas mutações ( por isto quando a enfermidade não é devidamente tratada, ou o indivíduo não se responsabiliza pelo tratamento, esta pode evoluir e ter um quadro de agravamento, para o que se chama síndrome da imunodeficiência, ou AIDS ) assim ainda insisto em afirmar que mesmo existindo um padrão de tratamento eficaz e normas de condutas médicas que devem ser respeitadas, cada indivíduo é único e tem as suas necessidades e reações completamente diferente de outros, pois isto a importância em se tratar a pessoa, e não apenas a doença.

O portador do vírus HIV pode e deve escolher buscar a ajuda tanto em grupos, centro de apoio aos portadores desta síndrome, bem como em muitas ONG’s que existem, e estam completamente estruturadas para auxilia-lo, com o apoio de vários profissionais que possam acompanha-lo bem de perto.

Entrando em outra dimensão agora da questão do HIV, é bom que se entenda que a imunodeficiência adquirida tem um significado bem mais profundo, que podemos explorar aqui como uma oportunidade de se abrir uma dimensão nova e diferente à questão do HIV. Esta manifestação nos conduz onde precisamos nos curar e reestabelecer nossa condição saudável, e a noção de nossos limites pessoais.

O Vírus HIV, se apresenta como uma deficiência de imunidade no corpo físico, que significa metafísicamente falando, uma deficiência na integridade do Eu ( Ego ), numa certa falha na expressão da personalidade ( que define os contornos da individualidade, do Eu ). Ou seja, um "Eu" fraco, pode representar falhas na integridade do indivíduo; falando bem diretamente, representa que estes indivíduos apresentam sérias falhas de carácter, ética ou de percepção da necessidade de estabelecer limites saudáveis.

Sem esta definição do Ser, do seu espaço e de sua integridade...O portador do vírus se torna muito vulnerável à invasão de outros Eus ( Egos), e de outras personalidades, de pensamentos que não lhe são próprios. E pode ser invadido pelo ambiente, que também pode ser representado pelas bactérias, virose e outras formas nocivas à um corpo aberto em demasia, e sem uma forte imunidade, ou limites do Eu, para protege-lo adequadamente.

O sistema imunológico representa, na visão metafísica-espiritual, a presença do "Eu" no corpo, o "Eu" ( ou ser interno, essência, ou como queiram designar ) se relacionando com os outros Eus (pessoas) e com o meio ambiente a sua volta. Quando este sistema se fragiliza, se fragmenta, como nos casos específicos da atuação do vírus HIV, o nosso correspondente de manter limites saudáveis entre o Eu e o externo, perde a capacidade de nos informar que estamos sendo invadidos, e a noção de limites fica muito vaga. O ser que já estava neste processo, mesmo que não tinha consciência antes do vírus agir, perde as fronteiras da sua individualidade. Assim fica vulnerável a invasão de outros Eus e de agentes agressores a sua saúde e integridade física, psicológica, energética e emocional.

É muito comum também, observar que quase todos portadores do HIV tem algum tipo de vício (tabagismo, alcoolismo, drogas e outros...) o que indica um comprometimento desta rede que mantêm o corpo integro e saudável. O que alguns denominam de Corpo Éterico, está diretamente conectado com o sistema de defesa imunológica. E quando um fica comprometido com no caso de uso de drogas e outras substâncias nocivas ao organismo, o outro também sofre as consequências, e adoece. Somos seres que vivemos dentro de redes e redes de energia que se conectam e harmonizam entre si…Todo nosso corpo é na verdade uma Unidade, uma fórmula existe para Viver a vida de forma íntegra e em equilíbrio total e saudável.

-O CAMINHO PARA A CURA -

A cura se processa quando o indivíduo começa a pontuar o seu Eu, a se perdoar e não ficar lamentando o que aconteceu, e passa a escolher se libertar do passado. Quando a pessoa, passa a existir para si mesma; e escolhe fortaceler este carácter, a resgatar a sua dignidade.

Este movimento dentro do ser…faz com que o sistema de defesa natural do corpo e a parte éterico comece a funcionar como um escudo de proteção, como uma segunda "pele protetora", que vai delimitando os contornos do Eu. Este reconhecimento do indivíduo com HIV - Lembrando: o vírus é um sintoma da doença e não a sua causa! - pode ser entendido psicolocamente falando como um alerta para o que o soropositivo, o ser, desenvolva mais o seus contornos, e assim a noção do Eu, fica mais radiante, e o indivíduo aprende a ter mais força moral sobre as pessoas e o meio. Não permitindo que ninguém, ou um “corpo estranho” invada o próprio espaço, ou melhor, que outras individualidades não interfirão negativamente com ideias estranhas ao seu Eu pessoal e único.

Sempre com o cuidadoso equilíbrio de não ser arrogante nesta colocação do Eu. E é necessário vigiar a tendência ao comportamento de oscilação entre o ego pretencioso em demasia ou submisso demais. Que é um dos fatores que mais contribuem para o fortalecimento do HIV no organismo de uma pessoa com esta moléstia. Procure temperar o seu comportamento com a modéstia e firmeza de carácter que se impõe sem ser rude.

Lógico que tudo isto deve ser um trabalho de longo prazo para o reconhecimento, ajustes necessários e aceitação de sí como um ser integral. É positvo que a auto-estima seja novamente fortacelida e a pessoa tome a consciência de suas capacidades, de seu poder de escolher com maior discernimento e talentos inerentes . Aprender a exercer este domínio de sua personalidade com suavidade, com humildade, singularidade e autênticidade. Ou seja, SEJA VOCÊ MESMO EM VERDADE ASCENDIDÍSSIMA!

O que o vírus do HIV vêm ensinar a estes seres é o desenvolvimento do caráter, da ética, do seu senso de moralidade, da necessidade de ser mais autêntico em sua vida e nas suas relações pessoais,afetivas, sociais e coletivas. E a seguir a orientação ( Instrução ) que vêm da essência do "Eu", da autoridade dentro de si mesmo, do "Pai Interior " ( que nos trás a noção dos limites e nos pondera). Aprender a ter limites para si mesmo e na vida; cuidando de si mesmo e não permitir que qualquer pessoa, coisas ( drogas, vícios, maus hábitos alimentares, sexo indiscriminado, comportamentos levianos ) entrem no corpo ( EU ), sem nenhum critério ético ou moral de sua pessoa.

Aprender a respeitar as normas, as leis, os horários de seus remédios e alimentação, e a respeitar as Leis da vida, do seu ritmo interno e principalmente as autoridades, não como figuras opressoras.

* Tenho observado que muitos portadores do vírus são pessoas com o comprotamento muito transgressor, rebeldes em excesso e averssas a seguir ordem, leis e normas de conduta. Algumas tem problemas sérios com figuras de autoridade, desde infância.

O respeito é fundamental neste processo de cura, começando pelo respeito por sí mesmo, pelo corpo, pelos outros, pela vida, etc…
O vírus HIV, aqui nesta pequena análise ( pois tem muitas outras abordagens) pode ser a materialização de uma forma equivocada de conduta, de mau uso dos limites pessoais,e de um aviso que a ideologia de vida destas pessoas, esta errada! Lembro-me, do Cazuza em uma das suas grandes composições poéticas, dizendo: "...Ideologia, eu quero uma para viver...!"

Com certeza "O Poeta" começou a entender o recado da questão que vivia, e iniciou possivelmente um processo de uma busca por uma nova ideologia de vida, mais genuína ao seu Eu.

Então caros canditos a uma vida mais saudável, vamos criar limites mais apropriados a nossas reais necessidades, e proteger o nosso bem mais precioso: A Vida, e a integridade do "Eu".

“Quando você ocupa espaço dentro de sua vida, nada mais pode ocupar em seu lugar...”. Gosto muito de afirmar isto aos meus clientes. Se você não ocupar o seu espaço, lugar em si mesmo e na sua vida, algo pode invadir e entrar ali, ocupando o espaço que estava desguarnecido, e este algo pode ser um vírus!

Espero que você seja o melhor de sí para sua pessoa, que seja uma criatuara mais misercordioso consigo, que exercite a sua criatividade e inspiração peculiar. Que você possa ser a personificação do Amor, principalmente para você mesmo e que este AMOR ocupe todos os espaços dentro de VOCÊ!

ESCOLHA O AMOR ASCENDIDÍSSIMO…

SEJA O AMOR ASCENDIDÍSSIMO…

RECONHEÇA O AMOR ASECENDIDÍSSIMO… E SEJA MUITO…MUITO (A) GRATO (A) PELA AMOR ASCENDIDÍSSIMO;

PORQUE O AMOR ASCENDIDÍSSIMO JÁ É!

E muito mais que isto EU ASPIRO A SUA CURA, QUE SE INICIE AGORA COM A SUA RETOMADA DE CONSCIÊNCIA, RESPEITO POR SI MESMO E PELO OUTROS E PELO MAIOR PRESENTE DO UNIVERSO A SUA VIDA!

TENHA A RESPONSABILIDADE COM A CRIAÇÃO DE LIMITES SAUDÁVEIS!

A CURA ASCENDIDÍSSIMA É!

RODRIGO GOSTON FERNANDINO
PSICOTERAPEUTA HOLÍSTICO, ASTRÓLOGO, FACILITADOR E TERAPEUTA FLORAL

Endereço Eletrônico: r.goston@terra.com.br

Skype: rodrigo.goston

MSN: r.ghoston@hotmail.com

Blogg: http://encontrodentrodemim.blogspot.com


"Se não quiser adoecer...
...Não viva sempre triste.
O bom humor, a risada, o laser, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida
longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.
"O BOM HUMOR NOS SALVA DAS MÃOS DO DOUTOR".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO AO CONVITE DE REALIZARMOS ESTE ENCONTRO COM O NOSSO DEUS INTERIOR E COM A FONTE DE PAZ, FELICIDADE E AMOR INCONDICIONAL DENTRO DE CADA UM DE NÓS!